agua
A disponibilidade de água no planeta, é um dos temas mais comentados atualmente, devido se ter mais consciência que esse bem pode se tornar escasso com o tempo, devido o uso descontrolado, e pelo aumento da população mundial e pelo uso de industrias e de processos agrícolas, não esquecendo da poluição principalmente das nascentes dos rios, dos mares e das aguas subterrâneas. Apenas 0,5% da agua do planeta está disponível para ser consumida por nós seres humanos, a disponibilidade de água em todos os continentes tende a diminuir cada vez mais, demonstrando a real necessidade de se rever o sistema de consumo e a solução do problema de disponibilidade em curto prazo.
Existe vários tipos de conflitos pela água, que vai do aumento populacional, à forma que se usa e o mau uso desse recurso. Assim, a satisfação das necessidades de água põe na atualidade sérios problemas às Comunidades. Para além das grandes quantidades exigidas, algumas das utilizações prejudicam fortemente a qualidade da água que, se restituída aos meios naturais sem tratamento prévio, para além de não poder ser utilizada, é nociva ao próprio ambiente.
O fato de a água possuir um ciclo de renovação através do processo de evaporação dos mares, rios e lagos, garante sua renovação, entretanto, este recurso vital à nossa sobrevivência está se esgotando. O principal problema está associado à relação entre o tempo necessário para essa renovação e o ritmo de exploração dos recursos hídricos. Além disso, mais da metade da população mundial poderia estar vivendo sob estresse hídrico, o que corresponde a um desequilíbrio entre a oferta e a demanda de água em determinada região.
O principal problema da água na atualidade está diretamente associado à falta de água potável no mundo, devido a um gerenciamento inadequado dos recursos hídricos. Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta falta de saneamento básico, a descarga de dejetos industriais sem