Agua
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 60% da população mundial tem um precário abastecimento de água, e aproximadamente 80% das doenças do Terceiro Mundo podem ser atribuídas ao consumo de água contaminada. Em 1977 a Conferência das Nações Unidas declarou os anos oitenta como a "década do abastecimento de água e saúde". O objectivo era fornecer a todas as pessoas água potável para beber. No nosso planeta há água pura suficiente para abastecer todos os habitantes. No entanto, devido a factores geográficos e climáticos, este abastecimento não é possível. As águas naturais podem ser classificadas como meteóricas, superficiais ou subterrâneas, e as impurezas presentes na mesma variam devido a natureza do solo, das condições climáticas, origem e grau de poluição.
2. A necessidade do Tratamento de Água
O presente trabalho de pesquisa esta foi realizado com intuito de mostrar à população a importância da água tratada. Pois ela é muito importante para a vida dos seres vivos, sem ela não existiria vida. Com o tratamento da água é possível evitar bastante os números de transmissões de doenças e garantir a saúde da população. A estação de tratamento (ETA006) é a principal estação que abastece água em palmas-to, e tem como objetivo garantir a qualidade da água, para o consumo da população palmeasse. A água é uma matéria-prima finita e não renovável que necessita de conservação para assegurar sua qualidade, devemos cuidar preservar o nosso manancial. Desta forma, e sendo a água de que se dispõe de composição muito variável, impõe-se um tratamento à mesma de forma a evitar os problemas mais comuns, como sejam:
. Água imprópria para consumo: . Devido a problemas microbiológicos e/ou orgânicos; . Devido à existência de materiais em suspensão e/ou dissolvidos;
. Problemas nas canalizações e equipamentos: . Devido a corrosões ou formação de incrustações.
3. O tratamento