Agua
CAMPUS MANAUS CENTRO- DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - TECNOLOGIA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS
Prática de Sedimentação
Manaus-AM
2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS
CAMPUS MANAUS CENTRO- DIRETORIA DE ENSINO SUPERIOR
TECNOLOGIA DE ALIMENTOS - TECNOLOGIA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS DA INSDÚTRIA DE ALIMENTOS
Adriana da Silva Isél
Érika da Silva Rosas
Silvia Pires das Neves
Relatório de Aula Prática da disciplina Tecnologia de Tratamento de Resíduos da Indústria de Alimentos, ministrada pela professora Libertalamar Saraiva no Instituto Federal do Amazonas- IFAM, curso de Tecnologia em Alimentos
Manaus-AM
2012
1. INTRODUÇÃO
O processo de sedimentação mais comum consta da separação sólidofluido, sob ação da gravidade, em geral efetuada em tanques de secção cilíndrica ou retangular denominados de sedimentadores.
A operação consiste em concentrar suspensões de sólidos em líquidos ou purificar o líquido. Pode ser realizada em batelada (um simples tanque) ou em equipamento contínuo.
2.1. Fatores dos quais dependem a sedimentação de uma partícula.
Existem diversos aspectos a serem considerados quando se estuda o comportamento de materiais diversos durante o processo de deposição. Vários estudos sugerem fatores como concentração de sólidos em suspensão ou a temperatura da água (ou qualquer meio nos quais os particulados sólidos estejam em suspensão) como condições de extrema importância na sedimentação ou decantação.
Variações de concentração de particulados modificam, em primeiro lugar, a forma de sedimentação das partículas. Com uma concentração mais baixa na solução tem-se uma sedimentação livre, ou seja, poucos obstáculos se interpõe ao movimento das partículas e poucas interações acontecem, deixando o regime mais estável. Assim como as propriedades das partículas modificam a