Agua
A água é uma das substâncias mais comuns existentes na natureza, cobrindo cerca de 70 % da superfície do planeta. Porém somente uma pequena parte esta disponível para a utilização nas atividades humanas. Os oceanos e mares constituem 97,2 % da água existente na Terra, apenas 0,6 % representa água doce explorável sob o ponto de vista tecnológico e econômico. Dessa quantidade apenas 1,2 % se apresentam sob a forma de rios e lagos, sendo o restante constituído de água subterrânea, da qual somente a metade é utilizável.
Além da má distribuição e das perdas, deve ser considerada a crescente degradação dos recursos hídricos. A alteração da qualidade da água agrava o problema da escassez desse recurso.
A poluição e a contaminação da água podem causar sérios problemas ambientais e também para a saúde do homem.
Os principais poluentes hídricos são: * Matéria orgânica biodegradável. * Substâncias orgânicas não-biodegradáveis. * Metais. * Nutrientes. * Microorganismos patogênicos. * Sedimentos, calor e radiação.
O tratamento de água é fundamental para a descontaminação e adequação a parâmetros de qualidade. Ele é importante para o consumo público, utilização em processos industriais e também para o descarte de efluentes industriais nos corpos receptores.
Tratamento de água:
Assim como para utilização publica, os processos industriais necessitam de água tratada. Cada indústria tem suas necessidades específicas no tratamento da água.
A troca iônica é um processo onde ocorre uma reação química em que os íons hidratados móveis de um sólido são trocados, pelos íons de mesma carga numa solução.
A troca catiônica ocorre quando os grupos funcionais do trocador são negativos; já a aniônica ocorre quando os grupos funcionais são positivos.
A troca catiônica pelo sódio o processo mais amplamente usado no abrandamento da água. Durante o processo, os íons cálcio e magnésio são removidos da água dura mediante a troca por íons sódio de uma