Agua e ecologia
Os cientistas acreditam que a vida em nosso planeta tenha surgido na água. De fato, ela é um ótimo ambiente para os seres vivos. Tanto o mar quanto a água doce abrigam uma grande variedade de animais e vegetais que aí encontram condições favoráveis para sobreviver.
A forma dos organismos aquáticos
A água exerce empuxo sobre os corpos nela mergulhados. Certas plantas, como o aguapé e a vitório-régia, flutuam na superfície do líquido, por causa de suas formas e do empuxo.
Muitos organismos microscópicos e sem movimentos próprios também vivem na água. O conjunto desses pequenos seres vivos é chamado plâncton.
Animais moles, como as águas-vivas, conseguem manter sua forma dentro da água, ajudados pela "sustenntação" do empuxo.
A água oferece resistência ao deslocamento dos animais que nadam. Muitos deles, como os peixes, têm forma alongada. Isso reduz bastante a resistência da água e facilita sua locomoção.
O clima na água
Com relação à tempuratura, o meio aquático é muito mais estável que o ar. Isso quer dizer que as mudanças de temperatura na água são menores e menos bruscas.
A estabilidade do clima na água favorece a sobrevivência de certos organismos aquáticos, como os peixes, que são muito sensíveis a mudanças repentinas de temperatura.
A PRODUÇÃO DE ALIMENTO NA ÁGUA
O s vegetais aquáticos, incluindo as algas microscópicas do plâncton, fabricam o alimento necessário a sua vida. Através do processo de fotossíntese, absorvem a energia luminosa do Sol, produzem alimento e liberam oxigênio.
Esse oxigênio se dissolve na água e permite a respiração de todos os organismos aí presentes. Uma certa quantidade desse oxigênio escapa da água e se mistura ao ar atmosférico. Aliás, grande parte do oxigênio existente na atmosfera é produzida pelas algas microscópicas do plâncton.
O alimento que as algas do plâncton fabricam permite que elas se reproduzam com grande velocidade.
A cadeia alimentar
As