Agua subterranea e superficial
ÁGUA SUBTERRANEA E SUPERFICIAL
SANTA HELENA
JUNHO 2011
JAQUELINE MOTHA
ÁGUA SUBTERRANEA E SUPERFICIAL
Trabalho apresentado como requisito para a conclusão da disciplina de Introdução ao Estudo de Solos. Docente, Valéria Diniz Mulizine.
SANTA HELENA
JUNHO 2011
2 RELAÇÃO ENTRE ÁGUA SUBTERRÂNEA E SUPERFICIAL
2.1 Água subterrânea
A água subterrânea é parte do ciclo hidrológico que, provém na sua maioria por infiltrações das precipitações atmosféricas através da superfície do terreno.
Águas subterrâneas tem como outras fontes de recargas; água salgada na orla marítima, zonas de encontro de placas tectônicas, rios e córregos, lagos e reservatórios de água, todas estas fontes são complementares umas das outras mas podem ser extremamente variadas, estendendo-se desde as zonas áridas, onde praticamente não existe água, até às zonas tropicais úmidas com abundante água superficial e elevada precipitação. A água subterrânea faz parte do ciclo da água, assim, encontra-se intimamente relacionada com processos atmosféricos e climáticos, com o regime de águas superficiais de rios e lagos e com as nascentes e as terras úmidas que a água subterrânea alimenta naturalmente ao chegar à superfície. Os recursos de água doce da Terra são, principalmente, o gelo, a neve e a água subterrânea. Os rios e os lagos constituem apenas uma pequena parte do volume total de água doce.
Entende-se que água subterrânea apresenta características pela ação da infiltração que é o processo mais importante de recarga da água no subsolo, do caminho pelo qual a água percorre no subsolo e a força gravitacional e características de materiais presentes que controlam o armazenamento e o movimento da água, portanto, toda água que ocupa vazios em formações rochosas ou no regolito. ( KARMANN, 2000)
2.2 Infiltração e seus fatores condicionais
A infiltração é favorecida pela presença de materiais porosos e permeáveis, como solos e sedimentos arenosos.