Agua produzida
Água Produzida
Componentes: Airton Souza Alysson Bruno Jéssica Araújo Madson Nóbrega Rodrigo Medeiros
Professora: Klysmeriane Costa
Turma: 4.25.1N
O que é Agua Produzida (AP) ?
Fluido associado ao petróleo; Pode ser “Água Conata” ou “Água de Injeção”;
Apresenta composição variada;
Esquemático da Produção de Óleo e Água Produzida
ÁGUA PRODUZIDA
Análise Físico-Química da AP coletada na Petrobras, Unidade Sergipe/Alagoas
Produção
Ocorre quando a rocha reservatório é colocada em contato com a superfície; Em virtude da produção, pode ocorrer movimento do contato água/óleo; Para evitar alta produção de água recorre-se a métodos de recuperação secundária.
Movimento do Contato Óleo/Água
Separação e Tratamento
Petróleo e água – praticamente imiscíveis; Longo tempo de confinamento – solubilização do óleo na água; Formação de emulsões; Destinação diferente para água e óleo; O óleo segue para o refino; A água que contém óleo residual é encaminhada para tratamento.
Princípios Básicos
No início, parte da água separa-se rapidamente – Água Livre; Processos para separar emulsões, utilizando: calor, eletricidade, produtos químicos e meios mecânicos;
Separação com Produtos Químicos
Uso de desemulsificantes – desestabilizam as emulsões de água em óleo; Uso de polieletrólitos – agentes floculantes poliméricos que neutralizam as cargas superficiais das gotículas. Ex.: poli (diamina vinílica), poli (brometo de piridínio vinílico), poli (imina vinílica) e poli (acrilamida quaternária); Sequestrantes de oxigênio; Inibidores de corrosão; Inibidores de incrustação.
Separação com Aquecimento
Separação óleo-água por vários princípios em um mesmo tratador-aquecedor; Pode incluir: separador