Agua, poluição

1795 palavras 8 páginas
QUÍMICA XI

Água: tratamento e poluição

2012/2

A química das águas naturais
Bibliografia:
F.P. Leme – “Teoria e técnicas de tratamento de água”, ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), Rio de Janeiro, 1990. L. Bernardo – “Métodos e técnicas de tratamento de água”, ABES, Rio de Janeiro,Vol. I e II, 1993. R.N. Shreve & J.A. Brink, Jr. – “Indústrias de Processos Químicos”, Ed. Guanabara, Rio de Janeiro, Cap. 3, 1997. Richter, C.A. & Azevedo Netto, J.M. – “Tratamento de água”, Editora Edgard Blücher, São Paulo, 1991. Baird, Colin - Química Ambiental - 2.ed, 2002

Todos estes livros podem ser consultados na Biblioteca do Instituto de Química /UERJ, no 4º andar do Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha

1

23/11/2012

Água

O Brasil detém 8% do potencial de água potável do mundo, sendo que 80% estão concentrados na Amazônia e 20% no restante do país.

Água subterrânea
ÁGUA SUBTERRÂNEA faz parte integrante do ciclo hidrológico. As águas subterrâneas são um recurso natural imprescindível para a vida e para a integridade dos ecossistemas, representando mais de 95% das reservas de água doce exploráveis do globo.

A água subterrânea resulta da infiltração da água que provém da precipitação e da alimentação direta dos rios e lagos.

Mais de metade da população mundial depende das águas subterrâneas.

2

23/11/2012

Água subterrânea
Á medida que vamos aprofundando no solo, sob a camada inicial de solo úmido, a camada seguinte encontrada é a zona de aeração ou insaturada, onde as partículas de solo estão cobertas com filme de água, mas existe ar entre as partículas. À maior profundidade, está a zona saturada, em que a água deslocou todo ar. O nome dado à água doce da zona saturada é lençol de água subterrâneo.

Água subterrânea
A parte superior da região (saturada) das águas subterrâneas é chamada lençol freático. Constitui-se um reservatório permanente – uma espécie de lago subterrâneo – chamado aquifero

3

Relacionados

  • poluição das aguas
    3469 palavras | 14 páginas
  • Poluiçao Agua
    1024 palavras | 5 páginas
  • Poluição das águas
    1068 palavras | 5 páginas
  • Poluição das águas
    3733 palavras | 15 páginas
  • Poluição da Água
    1289 palavras | 6 páginas
  • Poluição da água
    2000 palavras | 8 páginas
  • Poluicao da agua
    2314 palavras | 10 páginas
  • Poluição da agua
    4143 palavras | 17 páginas
  • Poluição da água
    1547 palavras | 7 páginas
  • Poluição das águas
    963 palavras | 4 páginas