agua para consumo humano
Aula: Qualidade da água para o consumo humano
1. Propriedades da água
2. Principais impurezas da água natural. Problemas de saúde
Objetivos
1. Explicar à luz dos problemas internacionais contemporâneos a situação da água a nível mundial
2. Identificar as principais características físico-químicas e biológicas da água que determinam sua qualidade para o consumo humano
INTRODUÇÃO
A água é um dos recursos naturais mais importantes da Terra, sendo imprescindível para a geração e manutenção de todas as formas de vida em nosso planeta.
O volume total de água na Terra é estimado em 1,34 bilhões de km3, mas somente 2,7% deste valor correspondem à água doce, sendo que boa parte desta água encontra-se congelada nos pólos (cerca de três quartos) ou armazenada em depósitos subterrâneos. Os lagos, riachos, córregos e rios, que são as principais fontes de água potável, representam em conjunto apenas aproximadamente 0,01% do suprimento total de água.
Devido a problemas de distribuição geográfica irregular e de má conservação da qualidade dos recursos hídricos, em todo o mundo cerca de 1,1 bilhões de pessoas sofrem com a falta de água para as suas necessidades mínimas e 2,4 bilhões não dispõem de programas de tratamento de água.
Apesar da porcentagem reduzida de água doce disponível, a água é um dos recursos naturais mais utilizado pelo homem, sendo fundamental em uma ampla gama de atividades como:
Abastecimento público
Processos produtivos industriais
Agropecuária (responsável por 70% do consumo da água em Brasil)
Recreação
Infelizmente, como depósito de uma série de resíduos inerentemente produzidos durante as atividades do homem.
O Brasil é considerado um país privilegiado em termos de disponibilidade de recursos hídricos, pois possui cerca de 12% da água doce disponível no mundo.
Até o final do século passado, a água era tida como um recurso abundante e praticamente inesgotável. Infelizmente esta concepção mostrou-se