Agua nos solos
Objetivos
Conhecer as formas em que a água se apresenta no solo; Identificar as zonas da água nos solos; O que são aqüíferos e como se apresentam;
Água nos Solos e Rochas
Todos os solos são materiais permeáveis, ou seja, a água está livre para fluir através dos poros interligados existentes entre as partículas sólidas. Nem toda rocha é permeável e mesmo as não permeáveis podem conter quantidades significativas de água.
Conforme a origem, as águas subterrâneas podem ser classificadas como de infiltração, fóssil, juvenil e de condensação. A água de infiltração é gerada pela infiltração das águas meteóricas, ou seja, águas da chuva (praticamente toda água subterrânea tem esta origem).
A água fóssil é proveniente de tempos geológicos passados, quando se deu a deposição dos sedimentos que aprisionam esta água.
Exemplo: Assim como a Líbia explora o deserto em busca de petróleo, o governo está fazendo o mesmo para procurar "Água fóssil" - água da Era do Gelo - preservada nos bolsões porosos do Aqüífero de Arenito Dúbio. O enorme aqüífero estende-se por baixo da Líbia, Egito, Chade e Sudão.
O "Grande Rio" feito pelo homem uma rede de 3.700 km de dutos - é o maior projeto de irrigação do mundo. É também a opção mais barata disponível para irrigar os campos no país onde a água é mais escassa e cuja precipitação média anual é 25mm.
Com cerca de 300 quilômetros de comprimento, 50 de largura e quase mil metros de profundidade em algumas áreas, o Vostok é uma massa de água doce em estado líquido que se encontra no epicentro do sexto continente, como é conhecida a Antártida. Com uma superfície de 15.690 quilômetros quadrados é o mais extenso lago subterrâneo entre os mais de cem que se encontram sob o gelo antártico.
A água juvenil é a água de origem magmática; provem do interior da Terra e resultante da fase final da consolidação de magmas, é ascendente, rica em sais e termal.
A água de condensação é aquela que condensa