Agua dura
Pesquisa feita com o intuito de mostra a diferença entre água dura e água mole e foi verificado que não dá para se obter espuma
A água dura consiste primeiramente cálcio (CA2+), e magnésio (Magnésio2+) metal cations, e às vezes outros compostos dissolvidos como bicarbonatos e sulfates. O cálcio entra geralmente na água como ou o carbonato de cálcio (CaCO3), no formulário de pedra calcária e giz, ou sulfate de cálcio (CaSO4), no formulário de outros depósitos minerais. A fonte predominant do magnésio é dolomite (CaMg (CO3)2). A água dura não é geralmente prejudicial.em água dura,conforme experimento.
1. Introdução O título deste texto não é nenhuma alusão ao famoso provérbio "água mole em pedra dura". Embora pareça estranho, quimicamente a água é classificada como mole ou dura, embora isso não modifique significativamente as propriedades físicas da água como, por exemplo, viscosidade ou compressibilidade, fatores que poderiam sugerir sua "dureza". A dureza da água é composta de duas partes, a dureza temporária e a dureza permanente. A dureza temporária é gerada pela presença de carbonatos e bicarbonatos, que podem ser eliminadas por meio de fervura da água. A dureza permanente é devida a cloretos, nitratos e sulfatos, que não são susceptíveis à fervura. À somatória da dureza temporária e permanente dá-se o nome de "Dureza Geral" (ou total) da água Nessa pesquisa,mostraremos em todos os detalhes a diferença entre água mole e água dura. 2. Desenvolvimento Sabemos que existem sais solúveis e sais insolúveis em água. Sabe também que um sal solúvel, ao se dissolver na água, libera íons, como representado abaixo pela dissolução do carbonato de cálcio: