Agua do mar pode virar agua potável
Em Sydney, Austrália, mais de 700 mil moradores já consome água do mar potável, e isso faz muito sucesso por lá. Em Sydney existe uma das maiores usinas de Dessalinização da água. É um processo em que a água do mar é sugada por túneis por triagem e deixadas em um reservatório onde é retirado quaisquer partículas e substâncias grosseiras, como grãos de areia, além de vírus e bactérias prejudiciais à saúde humana. Depois, a água vai para um pré-tratamento, onde a usina utiliza o processo de osmose reversa para extrair a água salgada, separar todo sal e outros agentes contaminantes da água do mar.
Depois disso, essa água é passada por uma cloraçao padrão, fluoretação e um processo de teste. A água do mar restante é descartada na forma de salmoura, um líquido com alta concentração de sais que sobra da separação.
Uma das máquinas usadas para transformação de água salgada:
A idéia é antiga, a primeira usina de dessalinização surgiu em 1928, mas hoje em dia muitos estão investindo mais nesse mercado.
Esse processo é útil pois substituirá a agua doce que aos poucos está acabando, deixará a população mais tranquila quanto a escassez de água doce e trará garantia de qualidade de vida. Além disso, os países que sofrem com muita falta de agua para a população terá água de sobra. Mas é preciso ter consciência do quanto essas usinas gastam de energia e dinheiro, além disso, elas liberam muitos gases de efeito estufa. O governo Australiano sabe que esse processo é caro e consome muita energia, mas para eles, uma cidade sem água é muito mais catastrófico.
Cientistas ainda não descobriram o efeito a longo prazo que o consumo frequente dessa água pode trazer ao ser humano, apesar das empresas fazer propaganda de uma “qualidade de vida” para aqueles que