agrupamento escolar
RELAÇÕES ESCOLARES – ALUNOS X ALUNOS
AGRUPAMENTO ESCOLAR
EXPOSIÇÃO TEMÁTICA
Este trabalho visa discutir a relação entre alunos na sala de aula. Foi definido como projeto de pesquisa o agrupamento estudantil e os benefícios que isso trás para o aluno, para o professor e para a escola. Durante muito tempo, a formatação de uma sala de aula era feita simples e inteiramente por fileiras. Alunos sentados uns atrás dos outros com distância lateral razoável de colegas. Com o agrupamento, os alunos podem se sentir mais motivados e até ajudarem uns aos outros.
Tendo em vista que a prática do agrupamento dentro e fora da sala de aula dinamiza e estimula a participação dos alunos no processo de aprendizagem, levam os mesmos a colocarem em prática algumas regras básicas de conhecimento, como ouvir com atenção, esperar a hora de falar, argumentar justificando seu ponto de vista com o objetivo de convencer o colega, além de promover a interação social entre os membros, como afirma Vygotsky (1998) na seguinte frase: “de fato, aprendizado e desenvolvimento estão inter-relacionados”.
MOTIVAÇÃO E JUSTIFICATIVA Alguns teóricos discorreram sobre o tema em suas obras, porém, ainda falta uma grande pesquisa abrangente desta questão. Por se tratar de uma forma recente de análise e de educação, ainda não existem soluções concretas que afirmem se o agrupamento é benéfico ou não para os alunos. Acredita-se que com esta pesquisa, possa ser iniciado um estudo mais aprofundado onde o aluno seja o objeto a ser moldado, ou seja, perceba a importância da interdependência, a importância da vivência social, sabendo interagir um com os outros, tendo como base o trabalhar em grupo.
FORMULAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
A questão principal a ser discutida é: “Será que o trabalho em grupo desenvolve melhorias na relação aluno x aluno?”. A pesquisa visa encontrar os principais benefícios do agrupamento escolar.