Agrotóxicos
Eles causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais.
Os agrotóxicos podem causar sérios danos á saúde e a intoxicação por esses produtos podem ocorrer por contato : · direto: no preparo, aplicação ou qualquer tipo de manuseio com os agrotóxicos; · indireto: pela contaminação da água e alimentos ingeridos; Assim, os "venenos" entram no corpo através do contato com a pele, mucosas, pela respiração e pela ingestão de agrotóxicos.
Também são comprovados os seus efeitos teratogênicos (nascituros com deformações), mutagênicos (alterações genéticas gerando doenças) e carcinogênicos (surgimento de diferentes tipos de câncer na população exposta).
Utilização maciça dos agrotóxicos trouxe graves problemas ambientais pela degradação de recursos naturais não renováveis, desequilíbrio ambiental, degradação e poluição da água, dos solos e do ar e também a contaminação dos alimentos.
Os resíduos químicos presentes no solo deslocam-se horizontal ou verticalmente contaminando lençóis freáticos e oceanos.
Os agrotóxicos "sistêmicos" possuem a capacidade de instalarem-se no interior dos vegetais, de modo que são ingeridos pelo consumidor.
Sendo assim, alguns métodos como lavar as verduras e deixá-las de molho em água com vinagre ou retirar a casca, podem diminuir os riscos, mas não eliminá-los.
O agrotóxico elimina pragas, mas junto com elas, eliminam organismos úteis, animais e vegetais, reduzindo a biodiversidade e implicando maior instabilidade dos ecossistemas.