Agrotóxicos
1. Introdução _______________________________________________________________2
2. Desenvolvimento _________________________________________________________ 3
3. Classificação dos agrotóxicos _______________________________________________ 3
3.1 Classificação quanto à toxidade _______________________________________ 5
3.2 Classificação quanto à natureza química ________________________________ 6
4. Impactos ambientais ______________________________________________________ 10
4.1 Exposição ambiental dos agrotóxicos __________________________________11
4.2 Efeitos ambientais dos agrotóxicos ____________________________________13
1. INTRODUÇÃO
Conforme definição apresentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária
(ANVISA), agrotóxicos são produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, destinados ao uso nos setores de produção, no armazenamento e beneficiamento de produtos agrícolas, nas pastagens, na proteção de florestas nativas, de culturas florestais e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais, cuja finalidade seja alterar a composição da flora ou da fauna, a fim de preservá-las da ação danosa de seres vivos considerados nocivos, bem como as substâncias e produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, estimuladores e inibidores de crescimento .
Destaca-se, então, que tanto a dimensão química quanto a biológica servem de base para a produção e ação dos agrotóxicos. Especialmente quando princípios ativos advêm da química, a potencialidade tóxica se amplia, não só para o objeto visado, mas também para o sujeito que se beneficiaria de seu uso. Mais ainda, outros animais e o contexto vital desse sujeito também são afetados.
Nem todos agrotóxicos são degradados rapidamente. Por isso, seu uso deve ser orientado por agrônomos ou técnicos especializados. Outro detalhe importante é a constante pesquisa na área dos