Agrotóxicos X Orgânicos
SOCIOLOGIA CONTEMPORÂNEA II
Professor: Flávio Marcelo Busnello
Ciclo de Palestras:
Agrotóxicos x Orgânicos: Como buscar alternativas para uma alimentação saudável livre de contaminação.
Edilia Santa Catarina Menin
Jorge Antônio Rodrigues
Josiele Tech
Caxias do Sul, 20 de novembro de 2012.
1
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO/ 3
JUSTIFICATIVA/ 6
OBJETIVO/ 10
OBJETIVO ESPECÍFICO/ 11
LOCAL/ 12
PÚBLICO ALVO/ 13
PLANO DE AÇÃO/ 14
CRONOGRAMA/ 15
ORÇAMENTO E MATERIAIS NECESSÁRIOS/ 18
REFERÊNCIAS/ 19
ANEXOS/20
2
INTRODUÇÃO
Os agrotóxicos são usados para proteger plantações de diferentes “pragas” em diversos países do mundo.
Para que se entenda o desenvolvimento deste trabalho segue uma breve introdução de como a humanidade passou a usar os Agrotóxicos, mesmo estes sendo tão nocivos, quais os motivos que levaram as pessoas a desenvolver técnicas para proteção de suas plantações e no decorrer do trabalho as justificativas dos fatos que fazem com que haja a necessidade de se buscar alternativas, tais como a produção orgânica.
Definição de Agrotóxico
De acordo com a Wikipédia, a definição para agrotóxicos, defensivos agrícolas, pesticidas, praguicidas, desinfestantes, biocidas, agroquímicos ou produtos fitofarmacêuticos ou ainda produtos fitossanitários são designações genéricas para os vários produtos químicos usados na agricultura. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define pesticide ou plaguicida como toda substância capaz de controlar uma praga, em sentido amplo, que possa oferecer risco ou incômodo às populações e ambiente.
Agrotóxicos - Um pouco de História
De acordo com Braga (2009), a mais antiga referência do uso de produtos químicos vem do antigo Egito com o uso de fumigação para reduzir as manifestações em grãos armazenados. Abaixo uma breve linha do tempo que descreve o processo de evolução do uso dos agrotóxicos:
1000 AC - Homero, na Odisséia, recomenda o uso de enxofre na forma de fumigação.