AGROSSISTEMAS
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO 3
2- AGROSSISTEMAS 4
3- AGRICULTURA BIOLÓGICA OU ORGÂNICA 5 3.1 No Brasil 5
4- Agricultura de mercado ou moderna 6
5- Agricultura sem solo 7
6- Agricultura de plantation 8
7- Agricultura especulativa 9
8- Agricultura de Subsistência 11
9- Agricultura de Precisão 13
10- Crise alimentar 14
11- Conclusão 17
12- Referências 18
1- INTRODUÇÃO
A economia de um país pode ser dividida em três setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados.
O tema do presente trabalho é a Agricultura. Esta faz parte do primeiro setor e é influenciada diretamente pela disponibilidade de água, pela temperatura, pelo relevo, entre outros fatores. As condições socioeconômicas e tecnológicas de uma sociedade também interferem na organização dos sistemas agrícolas e na produtividade desse setor.
Estudaremos então como está dividida a agricultura, algumas das diversas formas de praticá-la e os problemas que o mundo pode passar em função do aumento populacional, se não nos conscientizarmos sobre a importância do uso correto do solo.
2- AGROSSISTEMAS
Atualmente, a agropecuária mundial encontra-se organizada em agrossistemas.
Agrossistemas são modelos de interações entre a agricultura e a pecuária num determinado ambiente, em que o ser humano atual como administrador e consumidor.
O principal objetivo dos Agrossistemas é a utilização dos recursos do solo e da água para produzir alimentos e matérias-primas originadas do cultivo de vegetais e da criação de animais.
O agrossistema tradicional é o que apresenta maior utilização do trabalho humano e menos uso da tecnologia. O agrossistema moderno é o que utiliza mais máquinas, adubos e menos trabalho manual.
Há também os agrossistemas alternativos que utilizam projetos ecológicos e orgânicos para mitigar possíveis impactos ambientais e sociais