Agropecuária em uberaba
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL
PEDRO HENRIQUE DE OLIVEIRA RAMALHO
agropecuária em Uberaba
Uberaba
2011
Pedro Henrique de Oliveira Ramalho
Agropecuária em Uberaba
Trabalho apresentado ao Curso GESTÃO AMBIENTAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Desenvolvimento e Comportamento Humano
Profs. Jamile, Rosimeire, Willian e Leiliana
Uberaba
2011
INTRODUÇÃO
De acordo com o último anuário produzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contendo dados socioeconômicocultural do município de Uberaba, esta cidade é a 7ª maior economia de Minas Gerais e a 72ª economia do País.
Os três pilares da economia de Uberaba são: o segmento de Serviços, que é responsável pela maior parcela da movimentação financeira do Município (58,03%), seguido pela Indústria com 32,80% e pela Agropecuária, que responde por 9,17% do montante total.
Uberaba, na região Triângulo, foi o maior produtor agropecuário, em 2007. Todavia, destacou-se também em serviços como também na atividade industrial, principalmente nos gêneros químico e alimentar. Por setores de atividade econômica em 2007, Uberaba ocupou no Estado o 1º lugar no setor agropecuário, o 8º lugar no setor industrial e o 6º lugar no setor de serviços.
DESENVOLVIMENTO
Neste trabalho daremos foco ao setor agropecuária. A contribuição do valor adicionado dos dez maiores municípios na produção agropecuária estadual totalizou 13,2%, bastante inferior às somas dos dez maiores para as atividades indústria e serviços, que ultrapassaram 40,0%. Apenas três regiões participaram desse ranking; Triângulo, Noroeste e Alto Paranaíba. A maior participação, 2,6% foi proveniente do município de Uberaba, seguida de Unaí, 1,8%, Uberlândia, 1,6% e Patrocínio com 1,3% As demais ficaram entre 0,9% e 1,0%. Uberaba (Triângulo) vem mantendo a primeira posição no ranking