Agronomia
CAMPUS JATAÍ
CURSO: AGRONOMIA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
ORIENTADOR (a):
Relatório – Preparo e Padronização de uma solução diluída de Hidróxido de Sódio
ALUNOS (a): Nayara Borges de Lima T. Moraes Bruno Terribile Matheus Freitas
Jataí, 19 de dezembro de 2012
Preparo e Padronização de uma solução de Hidróxido de Sódio
O preparo da solução de Hidróxido de Sódio (NaOH), foi realizado com o uso de 0,4126 g de (NaOH) sólido com a mistura de água destilada para dissolvê-lo. A padronização da solução diluída de (NaOH) foi feita por meio de titulação de neutralização, utilizando 0,2112 g de biftalato ácido de potássio (K C8 H5 O4) e 10,3 ml de NaOH.
Introdução
O preparo e padronização de soluções é muito importante para o bom procedimento de uma análise quantitativa, pois as soluções são preparadas a partir da pesagem rigorosa do soluto e sua dissolução no solvente, ficando assim imediatamente conhecida a sua concentração exata. Estas soluções são designadas Soluções padrão.
O processo da adição da solução padrão até que a reação esteja completa é chamado de titulação. A titulação é uma das técnicas universais de química e que é geralmente usada na determinação da concentração de um soluto.
Em uma titulação busca-se determinar a concentração do analito a partir de um titulante com concentração bem definida. Para isto, é necessário padronizar tal titulante a partir de um padrão primário. Um padrão primário possui alto grau de pureza, fácil secagem, alto peso molecular, entre outros, os quais não se encontram em titulantes.
Para a realização da titulação é necessário o uso de indicadores ácido-base as soluções que contém o padrão primário. Um indicador ácido-base é solúvel em água e sua cor depende do pH do meio. A mudança rápida de pH que ocorre durante a titulação é sinalizada por uma mudança instantânea da cor do corante, em resposta ao