Agronomia
Professor Giuliano Frugeri
Responda:
1. Segundo os cientistas, como a vida originou-se? 2. O que significa o termo metabolismo e como este é dividido? 3. Qual processo permitiu o surgimento de gás oxigênio na atmosfera terrestre? 4. Que vantagem a reprodução sexuada gera a uma população ao longo das gerações. 5. Diferencie procarioto de eucarioto. 6. Diga o que é e qual a função das seguintes estruturas: complexo de golgi, retículo endoplasmático granular, mitocôndrias e cito esqueleto. 7. Diferencie mitose de meiose.
1. Todos os seres vivos possuem um código genético. Ao tomar como verdadeira essa afirmação, a maioria dos biólogos também acredita que toda a vida existente na Terra descende de um único ancestral, um ancestral representativo de todos os seres vivos e que pode ser chamado de o último antepassado comum universal.
Para confirmar essa tese, podemos recorrer à anatomia comparada para observar características comuns entre os organismos vivos, e entre esses organismos e os fósseis. Ou seja diferentes, que desempenham funções distintas, mas com estruturas internas similares. Essas ocorrências são conhecidas como estruturas homólogas, e os membros dos vertebrados são um bom exemplo disso.
2. 3. Apesar do efeito destruidor do oxigênio, determinadas formas de vida foram capazes de sobreviver. Algumas espécies haviam desenvolvido a capacidade de se proteger contra a oxidação promovida pelo oxigênio. Alguns seres adaptaram-se às novas condições e passaram a utilizar a oxidação como uma forma de desmontar, de quebrar as moléculas orgânicas de alimento.
O controle da oxidação da matéria orgânica garantia a obtenção de energia e assim surgiu a respiração celular. A respiração celular é uma reação química, inversa à reação de fotossíntese, que ocorre na grande maioria dos seres vivos atuais.
O gás oxigênio presente na atmosfera também sofreu transformação formando o gás ozônio, que deu origem à formação