Agronegócios
As estratégias de mercadologia são definidas pelos quatro Ps: Produto, Preço, Ponto e Promoção.
Produto:
A definição do produto é obtida depois de desenvolvidas as etapas do marketing estratégico, sobretuto com referência à análise do mercado. E ai são determinadas as principais características físicas e funcionais do produto, a logomarca, a embalagem, as quantidades a serem produzidas, bem como os principais diferenciais em relação aos concorrentes.
No caso de empreendimentos já existentes, observam-se todos os detalhes do processo da produção, porque podem surgir necessidades de alteração em equipamentos, em métodos, em rotinas, em mão de obra, em épocas, em escalas etc.
Para empreendimentos projetados, há necessidade de rever todo o projeto antes de sua implantação.
O importante é o atendimento da demanda dos consumidores por um produto que busque suprir as expectativas do mercado, em termos de qualidade e forma de apresentação.
Preço:
O preço de venda do produto terá de cumprir duas funções básicas para o empreendimento: * cobrir custos (de produção, promoção e distribuição); e * oferecer margem de lucro.
Como os preços máximos são definidos pelo mercado, com base nos preços dos concorrentes e nos preços que os consumidores estão dispostos a pagar, a atenção dos empreendedores concentra-se nos custos, porque é nestes que os empreendedores têm maior margem de flexibilidade para atuação.
Com o preço do produto abaixo dos custos totais ou acima dos preços que os consumidores estão dispostos a pagar, o empreendimento não sobrevive. Então, a situação de equilíbrio de preço do produto oscila entre esses dois extremos e é óbvio, quanto maior a diferença entre eles, maior a margem de lucro, levando-se em conta que o preço mínimo tem que cobrir, pelo menos, os custos totais.
Ponto de venda:
A referência a ponto de venda inclui: * locais de venda do produto (atacado e varejo); * transporte; * entrega.
O ponto