Agronegócio ou desenvolvimento Sustentável
Resenha - Documentário O Veneno está na Mesa 2
O documentário de Silvio Tandler “O Veneno está na Mesa 2”, lançado em 2014 mostra de forma clara a realidade em que vivemos em relação aos alimentos que consumimos diariamente sem ter conhecimento de que são cultivados com agrotóxicos. Conforme visto, o Brasil é o país que mais consome agrotóxicos no mundo, com cerca de 5,2 litros por ano.
Os agrotóxicos são produtos químicos, utilizados para combater pragas que possam comprometer o desenvolvimento dos produtos agrícolas, porém a utilização deles causa sérios danos à saúde, tanto é que em diversos locais do mundo são altamente regulamentados. Não apenas o agricultor, que trabalha no cultivo das plantas é atingido, mas também todos os consumidores e o meio ambiente como um todo.
Apesar de existirem leis que regulamentam o uso de agrotóxicos há muitos casos em que são aplicados grande quantidade de agrotóxicos nos alimentos fazendo com que seja danoso à saúde.
Em 2010 as indústrias de agrotóxicos faturaram cerca de 15 bilhões de reais na comercialização do agrotóxicos. No Brasil cerca de 130 empresas são fabricantes de agrotóxicos, sendo que seis delas dominam 68% do mercado brasileiro. No Brasil, principalmente, há o consumo abusivo desses produtos, um país ao qual está sob os interesses de um modelo agrário baseado no agronegócio, no entanto existe a possibilidade de mudar isso, optando por cultivar os alimentos sem o uso de agrotóxicos. O que incentiva os agricultores brasileiros na utilização desse produto químico é o incentivo fiscal do governo no cultivo do alimento com agrotóxicos, porém o que o governo não percebe é que está comprometendo a saúde da população e o meio ambiente.
No documentário há vários relatos de pessoas que tiveram sua saúde afetada pelo uso de fertilizantes e agrotóxicos durante o trabalho. Mulheres que possuem agrotóxicos no organismo têm o dobro de chance de contrair