AGRONEGOCIO NA REGIu00C3O SUDESTE DO BRASIL
2261 palavras
10 páginas
Universidade Presidente Antonio Carlos - UNIPACAna Paula da Silva Borsatto
Gabiel de Oliveira Teófilo
Giovanna Viola
Jocasta Gomes Lopes
Tiago Alves
Agronegócio Regional
Sudeste Brasileiro
Uberlândia- 2014
Sumário
1. História 3
2. As culturas atuais da região sudeste 4
3. São Paulo 5
4. Minas Gerais 6
5. Espirito Santo 6
6. Rio de Janeiro 7
7. Conclusão 7
8. Bibliografia 8
O Agrnegócio na Região Sudeste do Brasil
História
O Sudeste é a região mais desenvolvida do Brasil, apresentando as maiores concentrações industrial e populacional (2/3 da população, cerca de 50% do valor da produção industrial brasileira). A origem dessa concentração industrial e urbana, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, deve-se à economia cafeeira, que representou a força motriz para o desenvolvimento de infraestrutura e acúmulo de capitais.
Após a independência do Brasil em relação a Portugal, teve início o breve Período Imperial, quando o eixo econômico do país estava começando a se concentrar na região Sudeste, em especial nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Dessa forma, a partir da segunda metade do século XIX teve início no estado de São Paulo a ascensão cafeeira e o reajuste da economia regional e nacional.
Baseado na monocultura do café, no latifúndio e no trabalho escravo, a colonização do estado de São Paulo ganhou novas características, inicialmente no Vale do Paraíba e posteriormente no interior do estado, denominado sertão paulista. A abolição da escravatura em 1888 transformou as relações de trabalho nas fazendas paulistas, mas não encerrou as diferenças sociais entre brancos e negros.
A produção cafeeira tornou-se o carro-chefe da economia nacional e impulsionou a estruturação econômica, política e social do estado de São Paulo, com o desenvolvimento da malha ferroviária, melhoramento de portos, configuração do comércio regional e proporcionando acúmulo de capitais. A