agrometrologia

5650 palavras 23 páginas
MÓDULO DE AGROMETEOROLOGIA ISPM
Compilado por: Saraiva, Pascoal 1
1. Elementos Meteorológicos na Agricultura
1.1 Conceitos Gerais:
Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera terrestre. Seus aspectos mais tradicionais e conhecidos são: a previsão de tempo e Climatologia.
Clima é um conjunto de toda informação estatística sobre o tempo em um determinado
Local.
É o clima que determina se uma região é ou não habitável. Num prazo mais curto é o tempo que condiciona a segurança dos meios de transporte, a forma de lazer, a dispersão de poluentes e as actividades na agricultura.
Agrometeorologia é a ciência que interage com as características físicas do ambiente onde estão crescendo as plantas e animais; é relacionado com os processos físicos que ocorrem neste ambiente e também com o aproveitamento e influência deste destes processos físicos na agricultura.
Nas décadas recentes a meteorologia na agricultura foi aumentando. Isto deve-se em grande parte aos estudos de laboratório, de casa de vegetação e de campo, nos quais as respostas biológicas tem sido medidas sob Condições controladas.
A agrometeorologia inclui o estudo da radiação solar, temperatura do ar e do solo, humidade, precipitação e a evapotranspiração.
O principal objectivo é melhorar a produção agrícola pela previsão mais precisa e pelo controle do meio atmosférico.
Existem diversas aplicações das técnicas meteorológicas às operações de campo tais como:  Previsão e protecção contra geadas;
 Os avisos contra fogos nas florestas;
 Planos de irrigação;
 Os calendários de plantio e colheita;
 A selecção de lugares para as culturas
 Controle de Insectos;
 Controle de doenças;
 Modificação de microclima.
1.2 Importância do Tempo e Clima na Agricultura
Agricultura é o uso dos recursos naturais visando a produção de plantas para satisfazer as necessidades do homem. A produção das plantas pode ser usada directamente para alimentação (frutas e hortaliças) ou podem ser

Relacionados