AGROECOLOGIA
Prof. Carlos Manoel Oliveira
Grupo:
QUESTÕES
1. Como os solos são formados?
Os solos são formados quando fatores climáticos, somados à ação do relevo, de animais e vegetais, sob influência da ação do tempo, fazem com que as rochas se transformem em pequenas partículas, até atingirem o tamanho de grãos de areia, silte e argila.
2. Qual a importância da textura dos solos para manejo do solo, da água e o crescimento das plantas?
A textura do solo está diretamente relacionada com o manejo do solo, com a sua capacidade de retenção de água e com o crescimento vegetal.
Quanto maior for a fração granulométrica de um solo, menor será a capacidade de reter água e nutrientes, pois o maior tamanho de partículas e a grande quantidade de poros facilitam a movimentação de cima para baixo da água no solo, fazendo com que essa água vá para uma grande profundidade, o que impossibilita o alcance e alimentação das plantas. Por outro lado, quanto menor for a fração granulométrica do solo, maior é a capacidade de retenção de água. No entanto, neste tipo de solo há possibilidade de compactação devido ao uso excessivo de máquinas, que destroem a estrutura física do solo, reduzindo sua porosidade, que é essencial para a respiração das raízes e de microorganismos necessários à decomposição de matéria orgânica.
3. Que fatores podem ser observados em uma determinada área que indiquem solos aptos ao plantio?
Os fatores que indicam solo apto para o plantio são: matéria orgânica (restos vegetais e animais no solo); atividade biológica na camada superficial do solo (presença de minhocas); solo de cor escura, que adquire esta tonalidade devido à decomposição de matéria orgânica produz ácidos orgânicos que dão às partículas do solo uma cor escura; rapidez com que a água da chuva ou da irrigação se infiltra no solo; ausência de plantas nativas invasoras; e coloração da água dos córregos, rios e demais cursos d’água existentes na região daquele solo.