Agro Negócio
Exportacão agricola da industria e Sadia, e da area econômica, imprensa brasileira que faz seu papel na propaganda, monopolizada por seu grupo e claramente vinculada aos internos de clases das grandes propriedades e da empresa transnacionais exportadoras de matéria prima.
20 MILHÕES SEM SAPATOS
Pais de maior fronteira agricola do mundo existe 4,5 milhões de familia sem terra. Brasil = 350m. de hectares agricultaves e tem apenas 50m que cultiva, apenas 14% do que deveria, e isso permanesse assim desde 1986.
Fazenda moderna do agronegócio ocupa 75% da aréa cultivada, soja, algodão, cacau, laranja, café e eucalipto. Que interessa ao morrador externo.
A FALÁCIA DA MODERNIDADE
63% das frotas de tratores é visto por propriedades com menor de 200 hectetares. E propriedade acima 1000 hectetares possui 30% dos tratores. A industria vende 50.000 de tratores por ano. Em 1980 vendeu 65.000.
O plano nacional da Reforma Agraria aplicou a conceituação de lei agraria e dividiu as propagandas entre pequenas medidas e grandes negócios.
Apenas 10 empresas transnacionais ligado ao agronegócio pegaram do banco do Brasil 4 bilhões de dinheiro público da população brasileira.
Grade propriedade = 13,6% de toda a produção, 26,6% média e 56,6% produção agropecuaria nacional.
DESVIO UM DA CIDADANIA
Em termos de explorações, o pais ganha quando exporta mercadorias, de origem industrial, com um alto valor agregado.
Embraer sozinha = exporta maior quantidade de soja por avião. Ninguém se desenvolve expotando matérias primas. E quem ganha dinheiro com com tudo isso são as exportações transnacionais. Essas empresas tem um lucro de 28% sobre o valor exportado, sem produzir.
Resolver problemas não sera com o agronegócio, e sim com a Reforma Agraria, que é a democratização da terra e agricultura familiar.
FLORESTAS PARA QUE FLORESTAS ?
Hoje em dia quase ninguém sabe que um pedaço da broma da Mata Atlântica cobre 15% do nosso