Agricultura
Professor: Everardo Gouvea
00:10 Na aula de hoje, estudaremos a geografia agrária, mais especificamente os sistemas agrícolas.
00:30 Primeiramente, devemos diferencias a agricultura moderna da agricultura tradicional.
A agricultura moderna é aquela que faz uso de várias tecnologias, tais como: tratores, colhedeiras, ceifadeiras, adubo, fertilizantes, etc.
1:00 Além disso, emprega sementes modificadas geneticamente, selecionadas geneticamente, utiliza-se uma parafernália tecnologica muito grande. No entanto, a tecnologia moderna não se limita ao uso de máquinas; lança mão também da biotecnologia.
1:30 Essa tecnologia moderna se baseia no aumento de sua produção à medida em que ela incrementa tecnologia. Isso nos leva ao importante conceito de produtividade agrícola, o qual se diferencia de produtividade na indústria. Produtividade agrícola é a relação entre a produção realizada e a área cultivada.
2:00 Quando falamos de agricultura moderna, podemos aumentar a produtividade sem aumetar a área plantada. O aumento da produção sem acréscimo de área plantada, está diretamente relacionado ao uso de tecnologia no campo.
2:30 Esse tipo de agricultura é capitalizado, baseado em grandes investimentos, sendo fundamental para o seu desenvolvimento. Por isso, a forma mais concreta de se falar em agricultura moderna é através dos complexos agroindustriais, nos quais temos uma produção agrícola integrada a uma produção industrial.
3:00 Existe uma troca constante entre a indústria tecnológica e a indústria agropecuária. A primeira oferece tecnologia e a outra, capital.
3:30 Por fim, ainda temos o sistema financeiro, financiando toda a cadeia produtiva. Então, hoje o que chamamos de agricultura moderna, está ali, no que chamamos de complexo agroindustrial.
Agora, vamos falar da agricultura tradicional. Ao contrário da agricultura moderna, a agricultura tradicional faz uso de métodos ultrapassados e de mão de