AGRICULTURA
Uma abordagem transformadora das condições ambientais e sociais requer mudança nos atuais padrões de produção e consumo adotados em diversas sociedades da Terra. A situação atual do planeta demanda de todos e todas um compromisso permanente no sentido de sermos agentes de mudança nas escolhas que fazemos. Por isso, há cada vez mais gente preocupada com o impacto do seu consumo na saúde, no ambiente e nas condições de vida de terceiros.
Os agricultores(as) detém particular importância e responsabilidade na busca da sustentabilidade. Como produtores e consumidores, estão percebendo cada vez mais a necessidade de serem críticos e responsáveis no ato de adquirir bens e serviços, e desenvolver hábitos de consumo sustentável.
A sustentabilidade requer iniciativas que combatam as causas sociais, políticas, econômicas e ambientais que estão na raiz dos conflitos e da violência que degradam as relações humanas e as relações da humanidade com a natureza. Em outras palavras, implica bem mais do que o uso sustentável dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Isso demanda nova correlação de forças entre a produção de bens e a reprodução da vida. Contra a supremacia das forças de mercado é preciso pensar novas formas de organização no interior das famílias, das comunidades e das sociedades.
O trabalho dos agricultores deve ser mais valorizado para cumprir sua função de