Agricultura
1. Identificação
Nome: João Vitor Gomes Enes
Turma: E3
Número: 2692
2. Título
“Inseminação Artificial em Gado Bravo –
Técnicas e sua Viabilidade”
2.1 Produto final
- Documento escrito com informação descritiva;
- Cartazes e panfletos de divulgação;
- Dissemnação do projeto elaborado aos ganaderos da ilha;
- Apresentação de um Power Point.
3. Tema
Implementação de uma nova técnica reprodutiva na raça bovina brava com o objetivo de melhorar o seu comportamento tanto em lide com na corda. Estes animais apresentam um comportamento que é caracterizado principalmente pela enorme agressividade na sua atividade, tanto nas touradas à corda como nas touradas de lide. O melhoramento genético, tendo como base a melhoria da performance morfológica e do desempenho do toiro, será uma mais-valia para as ganadarias da ilha Terceira.
3.1 Apresentação/justificação do tema e articulação com o perfil profissional do Técnico de Produção Agrária
O toiro bravo desde há muitos anos que é objeto de entretenimento, estes bovinos foram trazidos para a ilha Terceira pelos espanhoís durante o século XVII. Ao longo do tempo, o gosto dos terceirenses pelas toiradas foi crescendo fazendo atualmente parte dos cartazes turísticos da ilha. Além disso, também é importante porque promove a preservação de raças autóctones e consequentemente a preservação da biodiversidade.
O caráter do toiro bravo torna o seu maneio complicado pois é um animal com um temperamento forte, acostumado a viver em liberdade e em amplos espaços. Contudo, é importante melhorar e selecionar caracteres específicos, como seja, a bravura para que se garanta a essência fundamental da espécie. Deste modo, o melhoramento genético, não perdendo as características naturais da raça, será um instrumento útil à disposição dos ganaderos.
Devido à sua importância, tem que haver um equilíbrio entre melhorar a raça e preservar as carateríticas tradicionais. Assim, procurarei com este trabalho