Agricultura
AGRICULTURA ORGÂNICA
1- O que é agricultura convencional?
Agricultura convencional é o cultivo dos campos utilizando as técnicas tradicionais de preparo do solo e controle de pragas. É comum dizer que a agricultura convencional é o oposto da agricultura orgânica.
No sistema convencional, o cultivo agrícola segue basicamente a seguinte ordem:
remoção da vegetação nativa (desmatamento);
aragem;
catagem;
gradagem;
semeadura;
adubação mineral;
aplicação de defensivos agrícolas (agrotóxicos);
capinagem (pode ser manual, mecânica ou por herbicidas);
colheita.
Na agricultura convencional, são utilizados fertilizantes, pesticidas e sementes geneticamente modificadas.
2- O que é agricultura orgânica?
Agricultura orgânica ou agricultura biológica é a produção de alimentos e outros produtos vegetais que não faz uso de produtos químicos sintéticos, tais como fertilizantes e pesticidas, nem de organismos geneticamente modificados, e geralmente adere aos princípios de agricultura sustentável.
A sua base é holística, vista como um todo e dá destaque ao solo. As pessoas que fazem uso desta forma de cultivo, acreditam que num solo saudável, mantido sem o uso de fertilizantes e pesticidas feitos pelo homem, os alimentos tenham qualidade superior a de alimentos convencionais.
Em diversos países, incluindo os Estados Unidos, o Japão, a Suíça, a União Europeia, a Austrália e o Brasil já foram adotados programas e padrões para a regulação e desenvolvimento desta atividade. Este sistema de produção, que exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos e produtos reguladores de crescimento, tem como base o uso de estercos animais, rotação de culturas, adubação verde, compostagem, controle biológico de pragas e doenças. Além disso, fazem a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.
A agricultura orgânica está diretamente relacionada