Agricultura e Pecuária - Mesopotâmia
A Mesopotâmia esta localizada no Oriente médio, atual Iraque e situada entre o os rios Tigre e Eufrates, seu território divide-se em Alta Mesopotâmia (ao norte, quente e seca) e Baixa Mesopotâmia (ao sul, região com terras férteis).
É considerada um dos berços da civilização, uma vez foi na Baixa Mesopotâmia onde surgiram as primeiras civilizações oriundas do processo de sedentarização da população.
Seu território foi alvo de muitos povos de diferentes lugares, por se tratar de uma área com terras férteis e de fácil manejo. Povos como os sumérios, os babilônios, os assírios e os caldeus dominaram a Mesopotâmia. Esses diferentes povos foram os responsáveis por vários feitos na produção agrícola. A agricultura por ser a base da economia da Mesopotâmia era realizada pela maior parte de sua população que fazia o uso das terras próximo aos rios Tigre e Eufrates. Por se tratar de regiões que sofriam com inundações e após, a escassez de água, foi criado um sistema hidráulico que permitia o controle das águas no período de cheia e o armazenamento da água para ser utilizada nos períodos mais secos.
Para fazer o manejo adequado do solo, os mesopotâmicos utilizavam o arado (ferramenta utilizada até hoje) movido a tração animal, que auxiliava no preparo do solo para fazer a semeadura de diferentes culturas. Além do arado, sistemas de irrigação (métodos muito parecidos são utilizados até hoje) muito complexos faziam parte da produção agrícola da época, que constituíam em um sistema de canais que drenavam a água dos rios.
Na agricultura destacava-se o cultivo de cereais como a cevada, trigo e linho, além de árvores frutíferas como a tamareira. Na parte da pecuária a criação mais importante era a bovina, pois fornecia carne (artigo de luxo), leite e couro, além de ser usado para puxar carroças e o arado. Também se destacava a criação de asno, muito usado para transporte.