Agricultura e meio ambiente
DEFINIÇÃO E CONCEITOS
Precipitação é toda água proveniente da meio atmosférico. Chuva, granizo, nuvens, orvalho, geada, neve.
Estudo da precipitação em uma bacia durante o ano é fator determinante para verificar a necessidade de irrigação, a capacidade de abastecimento doméstico e industrial e capacidade de diluição/ concentração de poluentes.
A precipitação é perfeitamente caracterizada pelo total, duração e distribuição temporal.
DISCIPLINA: RECURSOS HÍDRICOS
PROF. Dr. ALEXANDRE SILVEIRA
PRECIPITAÇÃO www.ufmt.br/ppgrh/ementas/rh.htm 1
TIPOS DE PRECIPITAÇÃO
Orográficas: resultam da ascensão mecânica de correntes horizontais de ar úmido sobre barreiras naturais impostas pelo relevo, tais como montanhas. Possuem as mesmas características das chuvas frontais.
3
TIPOS DE PRECIPITAÇÃO
www.ufmt.br/ppgrh/ementas/rh.htm
4
TIPOS DE PRECIPITAÇÃO
Convectivas: típicas das regiões tropicais. O aquecimento desigual da superfície terrestre provoca o aquecimento de camadas de ar com densidades diferentes, o que gera uma estratificação térmica da atmosfera em equilíbrio instável. Se esse equilíbrio por qualquer motivo, vier a ser quebrado, provoca uma ascensão brusca e violenta do ar menos denso, capaz de atingir grandes altitudes. Essas precipitações são de grande intensidade e pequena duração, caracterizadas por fenômenos elétricos e fortes rajadas de ventos, abrangendo pequenas áreas.
www.ufmt.br/ppgrh/ementas/rh.htm
2
TIPOS DE PRECIPITAÇÃO
Frontais: associadas com o movimento de massas de ar de regiões de alta pressão para regiões de baixa pressão. Ocorrem ao longo da linha de descontinuidade que separa duas massas de ar de características diferentes e caracterizam-se como chuvas de intensidade baixa a moderada, de longa duração e que abrangem grandes áreas.
www.ufmt.br/ppgrh/ementas/rh.htm
www.ufmt.br/ppgrh/ementas/rh.htm
Do ponto de vista de engenharia: