Agricultura e informática
Antiga, Moderna e Contemporânea
Introdução
A informática é uma grande aliada da agricultura. Hoje, existem muitas experiências com resultados interessantes que tornam a tecnologia uma ferramenta importante para o sucesso do agronegócio. A informática pode atuar na área de agricultura de precisão, sistemas de suporte à decisão, rastreabilidade animal e vegetal, instrumentação e controle, inclusão digital, gestão e empreendedorismo rural, sistemas de informação aplicados ao agronegócio, sistemas de previsão de doenças, sensores agrícolas, entre outros.
Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética. O prefixo agro tem origem no verbete latino agru que significa "terra cultivada ou cultivável".
Há cerca de doze mil anos, durante a pré-história, no período do neolítico ou período da pedra polida, alguns indivíduos de povos caçadores-coletores notaram que alguns grãos que eram coletados da natureza para a sua alimentação poderiam ser enterrados, isto é, "semeados" a fim de produzir novas plantas iguais às que os originaram.
Essa prática permitiu o aumento da oferta de alimento dessas pessoas, as plantas começaram a ser cultivadas muito próximas uma das outras. Isso porque elas podiam produzir frutos, que eram facilmente colhidos quando maduros, o que permitia uma maior produtividade das plantas cultivadas em relação ao seu habitat natural.
Logo, as freqüentes e perigosas buscas à procura de alimentos eram evitadas. Com o tempo, foram selecionados entre os grãos selvagens aqueles que possuíam as características que mais interessavam aos primeiros agricultores, tais como tamanho, produtividade, sabor e outras.
Assim surgiu o cultivo das primeiras plantas domesticadas, entre as quais se inclui o trigo e a cevada.
A história do café começou no