Agricultura - A soja no Brasil e no Mundo
As cadeias de soja brasileira são o exemplo que ilustram melhor o aumento de movimento em todo o mundo na procura de grãos, tanto como fonte de nutrientes para o uso em alimentos como para utilização na geração de energia.
No que diz respeito ao volume de área colhida, e também os levantamentos da Conab mostram a expansão territorial significativa de 13,1 milhões de hectares para 22,2 milhões de hectares no período de 1999 a 2006.
As previsões são continuamente reforçadas por especialistas do mercado e representantes políticos que estão apostando que os números hoje podem ser facilmente estendidos e proporcionando condições favoráveis para este grão no mercado para diversos fins industriais.
2 A AGRICULTURA E O MERCADO DE SOJA BRASILEIRO
A soja tem se expandido sobre o cerrado brasileiro, chegando hoje para os estados do Maranhão e Piauí. Um exemplo de competitividade do Brasil no mercado mundial, e o sucesso da soja, em primeiro lugar, a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras adaptadas à região tropical, além de novas e métodos agroquímicos de mecanização, técnicas de preparo do solo, etc.
Sobre o contínuo crescimento da soja, Castro (2004) aponta:
No entanto, apesar do contínuo crescimento da soja desde os anos 70, foi a partir de meados da década de 90 que a produção de soja apresentou seu melhor desempenho. Até então havia restrições fundamentais para o crescimento da oleaginosa, principalmente no que se refere à escassez e elevado custo de capital, tanto de curto prazo - para financiamento da produção e comercialização - como de longo prazo -, para promoção de investimentos em máquinas, implementos, benfeitorias, estrutura de armazenagem e outros.
O mercado internacional tem uma participação significativa no Brasil. Na disputa pelo posto de primeiro lugar como exportador de soja, a Tabela 2 mostra o desenvolvimento da oferta de soja no mundo e no Brasil.
Quanto à situação global, houve uma produção de 160,7