agricultura no brasil
Agropecuária é toda atividade que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais. O Brasil apresenta índices de desenvolvimento agrícola acima da média mundial, de acordo com o estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O País também lidera a produtividade agrícola na América Latina e Caribe.
O agronegócio representa percentual relevante do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no País.
A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.
Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países, especialmente para a China e os Estados Unidos.
Os produtos exportados de maior destaque são: carnes; produtos florestais; complexo soja - grão, farelo e óleo, café e o complexo sucroalcooleiro - álcool e açúcar.
Mandioca, feijão e a laranja também estão entre os principais produtos agrícolas do Brasil. Já o trigo é principal produto agrícola que o Brasil importa.
Não apenas o solo fértil, a disponibilidade de água em abundância, a biodiversidade e trabalhadores qualificados impulsionam o agronegócio.
Além disso, por meio do Plano Safra, o governo oferece crédito a juros abaixo do mercado e incentivos. Isso contribuiu para a aquisição de modernos equipamentos agrícolas que garantem os sucessivos recordes de produção de grãos. O crédito ajuda ainda projetos de sustentabilidade, como o de recuperação de pastagens degradadas.
Agricultura no sul do Brasil
A região Sul é a menor das 5 regiões brasileiras, mas nem por isso deixa de ser economicamente importante para o país. Na região sul,o clima predominante é o subtropical, com quatro estações bem definidas.
A região Sul é constituída pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em uma área de aproximadamente 577.214.
No campo da agricultura, a