Agricultura, florestas, agroflorestas e água para uma sociedade sustentável. André Silva, 2014.
Paula Fernanda André Silva¹
1. Introdução
Tendo em vista a grande busca pelo desenvolvimento presente na economia, e a questão preocupante do meio ambiente. O presente artigo tem por objetivo estudar como a agricultura, florestas, os sistemas agroflorestais e água podem contribuir para uma sociedade mais desenvolvida e mais sustentável.
Tentou-se mostrar como é possível haver desenvolvimento e preservação do meio ambiente, em especial as águas e as florestas. O que muitas vezes parece ser controverso, é também complementar, pois é da própria natureza que tiramos os recursos para a economia, para o desenvolvimento, e é por este motivo que devemos nos preocupar, pois se a economia depende do meio ambiente, se não houver preservação do mesmo, a economia do país estará em risco.
Sendo assim analisamos cada um destes itens separadamente mostrando como cada um deles é benéfico para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável. Buscou-se dar exemplos reais de como isto ocorre e como é possível colocar em prática.
¹Graduanda do 6° período em ciências econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia.
2. Agricultura para uma sociedade sustentável
A agricultura é um dos setores mais importantes da sociedade, pois é dela que provém o combustível da população, por se tratar de uma produção de alimentos que está diretamente ligada a qualidade ambiental, a pratica da agricultura necessita de certos cuidados. O setor agrícola passou a dar mais atenção às questões ambientais na ultima década, seguindo as normas do desenvolvimento sustentável.
Agricultura sustentável trata-se da “conservação do solo, da água e dos recursos genético animais e vegetais, além de não degradar o meio ambiente, ser tecnicamente apropriada, economicamente viável e socialmente aceitável" (FAO).
Outra questão bastante complexa na agricultura é o problema gerado pela