Agricultura familiar
Uma Autarquia de Argricultura e Abastecimento, tem como função coordenar a política agrícola do Município, prestando assistência e apoio a produtores rurais; contolar , coordenar e gerir o sistema de abastecimento e segurança alimentar; realizar a vigilância e fiscalização sanitária dos produtos alimentícios e empresas comerciais de gêneros alimentares ; coordenar , fomentar e desenvolver políticas de produção familiar de gêneros alimentícios; criar, manter e conservar unidades, equipamentos e instalações para apoio e desenvolvimento da política agropecuária, agroindustrial e de abastecimento; apoiar, planejar, coordenar e excutar programas de capacitação de agricultores e trabalhadores rurais, disponibilizar dados e informações de interesse público, no âmbito das atividades executadas pela Secretaria, para os munícipes, profissionais e estudantes que atuam junto ás áreas de agricultura e abastecimento.
2 DESENVOLVIMENTO
A chamada agricultura familiar constituída por pequenos e médios produtores representa a imensa maioria de produtores rurais no Brasil. São cerca de 4,5 milhões de estabelecimentos, dos quais 50% no Nordeste. O segmento detêm 20% das terras e responde por 30% da produção global. Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais chega a ser responsável por 60% da produção. Em geral, são agricultores com baixo nível de escolaridade e diversificam os produtos cultivados para diluir custos, aumentar a renda e aproveitar as oportunidades de oferta ambiental e disponibilidade de mão-de-obra.
O programa de agricultura familiar, visa facilitar o acesso às políticas públicas agrícolas desenhadas pelo Estado e criar um canal dinâmico de comunicação com a Secretaria da Agricultura.
Programa de Aquisição de Alimentos – PAA Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE programa Garantia Safra DAP Programa Mais Alimentos – Bahia Programa Crédito Assistido Pacto