agricultura familiar
Segundo a Constituição brasileira, a Lei nº 11.326 de julho de 2006, agricultor familiar é aquele que desenvolve atividades econômicas no meio rural e que atende alguns requisitos básicos, como: não possuir propriedade rural maior que quatro módulos fiscais (O módulo fiscal corresponde à área mínima); utilizarem mão de obra da própria família nas atividades econômicas de propriedade; e possuir a maior parte da renda familiar proveniente das atividades agropecuárias desenvolvidas no estabelecimento rural.
Agricultura familiar mostra todo o seu potencial, em produção de alimentos para geração de renda e para autoconsumo em alguns produtos básicos da dieta do Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro, como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais, chega a ser responsável por 60% da produção. Constituída por pequenos e médios produtores, a chamada agricultura familiar representa a imensa maioria de produtores rurais do Brasil.
O principal programa de incentivo à agricultura familiar é o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que financia projetos ao pequeno produtor rural, com baixas taxas de juros.
A agricultura familiar é responsável por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite,8 além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país. a agricultura familiar responde por 37,8% do Valor Bruto da Produção Agropecuária De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar, aproximadamente 13,8 milhões de pessoas trabalham em estabelecimentos familiares, o que corresponde a 77% da população ocupada na agricultura. Entre os estados brasileiros, a agricultura familiar tem especial destaque no Paraná. Das 374 mil propriedades rurais no estado, 320 mil pertencem a agricultores familiares. Quase 90% dos