Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável
CAMPUS PETROLINA
DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA
AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
PETROLINA – PE
2014
ESTELA RODRIGUES RAMOS
MARA MALAQUIAS
MARCOS VINICIUS
SAMMI ANDERSON SARMENTO BONFIM
SÉRGIO LIMA SILVA
AGRICULTURA FAMILIAR E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Trabalho apresentado à disciplina de Desenvolvimento Sustentável como pré-requisito de avaliação, solicitado pelo Professor Lincon.
PETROLINA – PE
2014
INTRODUÇÃO
Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras.
Portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a justiça social (acesso a serviços públicos de qualidade), a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).
Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão-de-obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal - que utiliza trabalhadores contratados, fixos ou temporários, em propriedades médias ou grandes.
A agricultura familiar ela é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa das brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor.
Portanto é por isso que a Agricultura Familiar é de fundamental importância na promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural.
Ela Gera postos de trabalho em número bem maior que a agricultura empresarial, se preocupa com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental e preserva as tradições e os costumes locais.