Agricultura de Prescisão
Ulisses R. Antuniassi1
Fábio H. R. Baio2
Timothy C. Sharp3
1. INTRODUÇÃO
A agricultura de precisão baseia-se no gerenciamento localizado de sistemas agrícolas, utilizando recursos como mapeamento dos fatores de produção, ferramentas de suporte a decisão e aplicação localizada de insumos. Em termos econômicos, a utilização desta tecnologia possibilita a priorização de investimentos em áreas onde o potencial de produção seja mais efetivo, garantindo maior retorno econômico. Do ponto de vista ambiental, a racionalização e a redução do uso de insumos devem ser avaliadas como um dos principais benefícios da agricultura de precisão.
Historicamente, o rendimento das culturas tem sido um dos principais fatores estudados quanto à variabilidade espacial e temporal. Diversas técnicas e equipamentos encontram-se disponíveis para este propósito, destacando-se o monitoramento e o mapeamento da produção em colhedoras automotrizes. Com o surgimento da Agricultura de Precisão novos conceitos, técnicas e ferramentas se tornaram conhecidos. Muitos destes conceitos e técnicas estão em fase de desenvolvimento, entretanto, algumas destas ferramentas são plenamente utilizadas por vários produtores brasileiros.
O estudo das características dos solos nos sistemas de agricultura de precisão apresenta grande interesse científico e comercial. Muitos trabalhos estão sendo realizados visando o desenvolvimento de técnicas para amostragem de solos, principalmente em função do alto custo envolvido nesta atividade. Além das questões ligadas à fertilidade, outros fatores têm sido estudados dentro do conceito da variabilidade espacial. Como exemplos, podem ser citados avaliações de condutividade elétrica, temperatura, compactação, profundidade efetiva do solo, etc.
Outro ponto importante no desenvolvimento tecnológico corresponde à adoção de sistemas e ferramentas on-line para avaliação de parâmetros do solo, como sensores de resistência,
compactação,