Agressão Humana
Abílio Dias dos Santos
Luanda, aos 03 de Junho de 2014 Agressão Humana
Esta pesquisa, que se faz em forma de texto, tem em foco as causas como as consequências da violência. Numa linguagem clara e simples fala sobre a questão da agressão humana que permeia o comportamento de todo mundo em todas as épocas e em todos os lugares.
O principal objectivo do estudo é mostrar como a agressão tem uma história dentro do comportamento de cada pessoa, visto que o “habitat” de cada um é um medidor do comportamento agressivo e violento que o indivíduo pode apresentar.
Acção agressiva é definida como comportamento que causa dor física ou psicológica. Agressividade é natural, tanto a humana como a animal. Na agressão humana, ela pode ser executada de forma física ou verbal, ela é definida como hostil e instrumental.
A agressão hostil é um acto com a origem de sentimentos de raiva e pode infligir dor ou ferimento. Na agressão instrumental, não há intenção de ferir, mas o ferimento acontece como meio de atingir outro objectivo.
O foco da psicologia social neste assunto se dá pela análise das características psicossociais e da interacção entre o agressor e a vítima. Esta define a agressão como qualquer comportamento que tem a intenção de causar danos físicos ou psicológicos em outro organismo ou objecto, outro aspecto que merece ser destacado é que a agressão não precisa ser necessariamente física já que há também a agressão psicológica. Outro ponto importante que não pode ser deixado de mencionar aqui é que a agressão não se limita a alvos humanos, pode ser dirigida também a objectos inanimados.
A psicanálise trás importantes contribuições aos aspectos da agressão, segundo estes actos agressivos muitas vezes pode não ser percebidos pela pessoa que a executa.
Os psicólogos sociais distinguem diferentes tipos ou formas de agressão humana. A agressão hostil que é derivada de