Agregados
Determinar da massa específica e da umidade superficial de agregados miúdos para concreto pelo frasco de Chapman, assim como a determinação da massa unitária do agregado em estado solto, assim como classificá-los quanto à granulometria, segundo às especificações da NBR 7211.
2. Fundamentos Teóricos
Agregados são materiais com forma e volume aleatórios detentores de dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
Os agregados devem ser compostos por grãos de minerais duros, compactos, estáveis, duráveis e limpos, e não devem conter substâncias de natureza e em quantidade que possam afetar a hidratação e o endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra a corrosão, a durabilidade ou, quando for requerido, o aspecto visual externo do concreto. A forma dos grãos e sua distribuição granulométrica também devem ser observadas, pois estas influem também na qualidade do concreto, ao lhe alterar a trabalhabilidade.
Os agregados devem ser fornecidos ao consumidor em lotes cujas unidades parciais de transporte devem ser individualizadas, mediante uma guia de remessa na qual constem pelo menos os seguintes dados:
a) nome do produtor;
b) proveniência do material;
c) identificação da classificação granulométrica;
d) massa do material ou seu volume aparente;
e) data do fornecimento.
A distribuição granulométrica tem influência na trabalhabilidade do concreto fresco: alta porcentagem de matéria fina exige aumento da água de amassamento e, consequentemente de cimento, para o mesmo fator água/cimento tornando o concreto mais dispendioso. Temos que considerar ainda o material inferior a 0,076mm que misturam com o cimento criando descontinuidade na argamassa e reduzindo a resistência do concreto. Por outro lado o concreto