agregados
O termo agregados para a construção civil é usado no Brasil para identificar segmento do setor mineral que produz matéria-prima mineral para emprego na construção civil. Dentro dessa denominação estão as substâncias minerais areia, cascalho e rocha britada que entram em misturas para produzir concreto, asfalto e argamassa ou são utilizados in natura em base de pavimentos.
Brita para construção civil é o produto do processo de cominuição de vários tipos de rochas. Brita é um termo utilizado para denominar fragmentos de rochas duras, originários de processos de beneficiamento (britagem e peneiramento) de blocos maiores, extraídos de maciços rochosos (granito, gnaisse, basalto, calcário) com auxílio de explosivos. Os produtos de pedreira são classificados de acordo com seu diâmetro, são eles: rachão, gabião, brita graduada, brita corrida, brita 1, brita 2, brita 3, brita 4 e brita 5, pedrisco ou brita 0, pó de pedra e areia de brita. Rochas para britagem são facilmente encontradas na natureza e são consideradas recursos minerais abundantes. Entretanto, essa relativa abundância deve ser encarada com o devido cuidado.
O custo de transporte da pedreira aos centros de distribuição ou ao consumidor final encarece o preço final. Praticamente todo o transporte é feito por via rodoviária. Portanto, idealmente, a brita deve ser produzida o mais próximo possível dos centros de consumo, o que torna antieconômico boa parte dos recursos minerais disponíveis na natureza. Mas, muitas vezes, mesmo havendo recurso mineral disponível, ele não pode ser extraído devido às restrições a sua exploração.
2. PROCESSO
O processo de Produção das Britas inicia-se com a detonação da Rocha bruta, comumente denominada de frente de detonação ou Lavra. Este processo é realizado através da perfuração da rocha e implante de explosivos a base de Nitratos com metais como alumínio e outros.
Após a detonação, a rocha bruta fragmentada é transportada através de caminhões