Agregados
AGREGADOS
Definição: material particulado, incoesivo (coesivo: que une, liga e junta.
Em que existe ligação ou coesão recíproca), de atividade química praticamente nula, constituído de misturas de partículas cobrindo extensa gama de tamanhos. Na construção civil: material granuloso e inerte, que entra na composição das argamassas e concretos, contribuindo para o aumento da resistência mecânica e redução de custo na obra em que for utilizado, uma vez que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados.
A maioria dos agregados encontra-se disponível na natureza, como é o caso das areias, seixos e pedras britadas. Alguns passam por processos de beneficiamento como é o caso das britas, cuja rocha é extraída de uma jazida e precisa passar por diversos processos de beneficiamento para chegar aos tamanhos adequados aos diversos usos.
CLASSIFICAÇÃO DOS AGREGADOS:
Podem ser classificados quanto:
- À origem;
- Às dimensões das partículas;
- À massa unitária.
a) Quanto à origem:
- Naturais: São encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia dos rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos, etc.;
- Artificiais: São obtidos pelo britamento de rochas: pedriscos, pedras britadas...;
- Industrializados: Obtidos através de processos industriais. Exemplos: argila expandida, escória britada.
OBSERVAÇÃO: O emprego do termo artificial indica o modo de obtenção do material.
b) Quanto à dimensão de suas partículas (conforme NBR), os agregados podem ser definidos:
- Agregado miúdo: Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm (peneira de malha quadrada com abertura nominal de “x” mm) e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.
- Agregado graúdo: Pedregulho natural, ou a pedra britada proveniente do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambos, cujos grãos passam pela peneira ABNT 152 mm e ficam retidos na peneira ABNT