agregados
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
QUIMICA GERAL I
Acadêmico: Edimilson Pereira Lima
Professor:
INTRODUÇÃO
Os agregados devem ser compostos por grãos de minérios duros, resistentes e limpos, sem substâncias de natureza ou quantidade que afetam a hidratação e endurecimento do cimento, a proteção da armadura contra corrosão, a durabilidade ou aspectos visual externo do concreto. Agregados miúdos para uso em concreto e/ou argamassa estarão sujeitos a umedecimentos por fatores externos como a exposição atmosférica ou em contato com o solo úmido, estes, não podem conter qualquer material que elimina a reação com os álcalis do cimento e agregados em intensidade que causa expansão desse concreto e/ou argamassa.
OBJETIVO
Avaliar o teor de impurezas orgânicas nos agregados miúdos, com o auxílio de soluções químicas, este método não determina substâncias orgânicas como óleos, graxas e parafinas.
MÉTODOS
Tomando cerca de 200g de agregado miúdo (areia); em um frasco erlenmeyer, adicionaram-se as 200g de agregado miúdo e 100 cm³da solução de hidróxido de sódio. Depois de posta a tampa no frasco ele foi agitado rigorosamente e deixado o em repouso por 24 horas e depois preparou-se uma solução de ácido tânico de concentração 2% em massa, através da utilização dos seguintes reagentes: solução padrão de ácido tânico a 2%; ácido tânico 1g; álcool 5 cm³; água destilada 45 cm³, para efeitos de comparação das substâncias.
CONCLUSÃO
Após o periodo estipulado de 24 horas, percebemos que obtivemos uma coloração inferior a 300ppm, embora a mostra em questão tenha ficado com o aspecto meio escurecido, a conclusão que obtivemos é que quanto mais claro a nossa amostra estiver, menos impureza ela terá e quanto mais