agregados muidos
OBJETIVO
Determinar a separação dos tamanhos dos grãos do agregado, por peneiramento, sedimentação e representá-la através de uma curva. Possibilitando assim a especificações de suas características físicas, conforme norma NBR NM 248, a mesma tem o objetivo de prescrever o método de ensaio granulométrico de agregados miúdos e graúdos.
INTRODUÇÃO
Este ensaio tem como objetivo determinar a composição granulométrica do agregado miúdo. Através dos resultados da composição granulométrica iremos classificar as partículas de uma amostra pelos respectivos tamanhos e medir as frações correspondentes a cada tamanho extraindo valores que auxiliarão nos estudos da determinação do Módulo de Finura que indicará possíveis variações de superfície nos agregados, e da Dimensão Máxima Característica.
Sendo assim O resultado deste ensaio da granulométria é que vai ser avaliado com uma representação gráfica que irá formar a curva granulométrica. Com esta curva é possível avaliar visualmente se a amostra ensaiada é composta por material grosso ou fino.
MATÉRIAS
Areia (500g)
EQUIPAMENTOS
Os principais equipamentos e utensílios utilizados no ensaio são:
Balança de precisão digital;
Agitador de peneiras;
Peneira das séries normal e intermediária tampa e fundo;
Escova de aço;
Pincel;
EXECUÇÃO DO ENSAIO
Na execução do ensaio foram observadas as seguintes etapas, determinação do valor da massa (areia seca) de 500g, o encaixe das peneiras, de modo formar um único conjunto das mesmas, posicionada com as aberturas das malhas em ordem crescente junto com seu fundo, colocando-se pequenas porções da amostra na peneira superior, após foi ligado o agitador de peneiras onde permaneceu cerca de 20 minutos em agitação constante, permitindo verificação da separação dos diferentes tamanhos de grãos da amostra. Ao termino de 20 minutos ouve a desagregação do conjunto de peneira inicio-se assim a agitação manual com o auxilio do fundo avulso da