Agregados 1
Entende-se por agregado o material granular, sem forma e volume definido. Geralmente inerte, de propriedades e dimensões adequadas para o uso em obras. Os agregados para uso em concreto encontram-se no leito dos rios, isso porque os fragmentos são rolados no leito dos cursos d’água ou por britamento de rochas estáveis.
• Os agregados desempenham um importante papel nas argamassas e concretos, quer do posto de vista econômico, quer do ponto de vista técnico, e exercem influência benéfica sobre alguns característicos importantes como: retração, aumento da resistência ao desgaste, etc., sem prejudicar a resistência aos esforços mecânicos, pois os agregados de boa qualidade tem resistência mecânica superior á da pasta aglomerante.
o Denominação dos agregados:
• Agregados naturais: são encontrados na natureza sob forma de agregados. Exemplos: Areias, pedregulhos ou seixos rolados.
Areia Natural
Pedregulhos:
Seixos rolados:
• Agregados artificiais: Os agregados artificiais são produzidos a partir de britagem de maciços rochosos(pedra britada, pó de pedra e areia artificial).
Pedra Britada (brita)
Areia artificial
o Outras classificações levando em cota a massa específica do agregado:
• Agregados leves: pedra pome, vermiculite, argila expandida, etc.
• Agregados normais: bassalto, granito, etc.
• Agregados pesados: barita, magnetita, limonita, etc.
2. Obtenção dos agregados
Alguns agregados são obtidos por extração direta do leito dos rios, por meio de dragas (areias ou seixos), e, ás vezes, de minas (areias). Devem sofrer um beneficiamento, que consiste em lavagem e classificação. A pedra britada é obtida por redução de pedras maiores, é feita trituração em aparelhagem especial, os britadores. Os britadores podem ser Giratórios, de Rolo, de Martelos ou pelas peneiras vibratórias que são as mais modernas.
3. Agregados miúdos
Entende-se por agregado miúdo normal ou corrente a areia natural quartzosa ou