Agrafos
O marxismo se baseia no materialismo e o socialismo científico, formando uma base de ação para estes movimentos, unindo a teoria com a prática. Para os marxistas, o materialismo é a arma pela qual é possível abolir a filosofia como instrumento especulativo da burguesia e fazer dela um instrumento de transformação do mundo a serviço do proletariado. Este conceito tem duas bases:
O materialismo dialético: Coloca a simultaneidade da matéria e do espírito, e a constituição do concreto por uma evolução concebida.
O materialismo histórico: Coloca que a consciência dos homens é determinada pela realidade social, pela sua atividade econômica.
Analisando o capitalismo, Marx desenvolveu uma teoria para o valor dos produtos: o valor é a expressão da quantidade de trabalho social utilizado na produção da mercadoria. No sistema capitalista, o trabalhador vende ao empregador a sua força de trabalho, e submetida às leis do mercado, como concorrência, baixos salários. A diferença entre o valor do produto final e o valor pago ao trabalhador, Marx deu o nome de mais-valia, que expressa, portanto, o grau de exploração do trabalho. Os empregadores tem uma tendência natural de aumentar a mais-valia, acumulando cada vez mais riquezas.
A Teoria Marxista começou a ganhar força após a segunda guerra mundial, principalmente nos países de terceiro mundo, onde foi um ponto de referencia para os movimentos de libertação nacional. zasda ores tem uma tendência natural de aumentar a mais-valia, acumulando cada vez mais riquezas.
A Teoria Marxista começou a ganhar força após a segunda guerra mundial, principalmente nos países de terceiro mundo, onde foi um ponto de referencia para os movimentos de libertação nacional. zasdaores tem uma tendência natural de aumentar a mais-valia, acumulando cada vez mais riquezas.
A Teoria Marxista começou a ganhar força após a segunda guerra mundial, principalmente nos países de terceiro mundo, onde foi um ponto de referencia para