Agorafobia
O início deste distúrbio pode estar associado a um ataque de pânico em um local público, depois do qual a pessoa evita situações semelhantes. O início geralmente ocorre por volta dos 20 anos, e as mulheres são afetadas com mais frequência do que os homens. As pessoas com este distúrbio podem se confinar em casa por anos, com a consequente deterioração das relações sociais e pessoais.
Sintomas: medo de estar sozinho; medo de perder o controle em local público ; medo de estar em lugares onde a saída possa ser difícil ; confinamento doméstico por períodos prolongados; sentimento de separação ou alienação dos outros ; sentimento de abandono; dependência de outros ; ansiedade ou ataque de pânico (ansiedade severa e aguda) ; temperamento incomum ou agitação com tremor ou contração espasmódica muscular.
Sintomas adicionais que podem ocorrer: tontura, próxima ao desmaio; vertigem ; sudorese excessiva ; rubor cutâneo ; dificuldade respiratória ; dor no peito; sensações de batimentos cardíacos ; náusea e vômitos ; entorpecimento e formigamento; desconforto abdominal que ocorre quando o mal-estar está presente; asfixia quando a pessoa está exaltada ; confusão ou pensamentos desordenados ;