Aglutinação - teste de gravidez
FACULDADE DE FARMÁCIA
AULA PRÁTICA
CAMPINAS/SP
2013
AULA PRÁTICA
Relatório de laboratório apresentado pelas alunas do curso Farmácia - noturno à Universidade São Francisco.
CAMPINAS/SP
2013
INTRODUÇÃO:
Aglutinação técnica onde antígeno ou anticorpo são absorvidas a partículas ou células, fazendo parte da fase sólida da reação. Ocorre por ligações simultâneas dos anticorpos e antígenos, tornando-se visível a olho nú podendo, em alguns casos podem ser observados com auxilio do microscópio óptico, esta técnica pode ser executada nas seguintes formas:
Aglutinação direta é a reação baseada na detecção de anticorpos específicos mediante emprego de antígenos conhecidos ou na identificação de antígenos específicos por meio de sua reação com anticorpos conhecidos. Nessa reação partículas antigênicas insolúveis são utilizadas em sua forma íntegra ou fragmentada : hemácias, bactérias, fungos e protozoários podem ser aglutinados diretamente por anticorpo. Para isso, são realizadas diluições em série do anticorpo em relação a uma quantidade constante do antígeno. Após um período de incubação, a aglutinação se completa e o resultado é geralmente expresso com a máxima diluição em que ocorre a aglutinação.
Aglutinação Indireta trata-se da absorção artificial de antígenos solúveis a partículas, que passam por sua vez a aglutinar em presença de soro homólogo contra o antígeno absorvido. Como partículas, são usadas quase que sempre hemácias (hemaglutinação) ou látex.
No teste de gravidez executado utilizamos a técnica por aglutinação indireta onde utilizamos uma via artificial (látex).
OBJETIVO
Conhecer e executar o teste de gravidez na urina da paciente.
PROCEDIMENTOS:
PACIENTE AMOSTRA DE URINA I E PACIENTE AMOSTRA DE URINA II
- Homogeneizar a suspensão de látex e pipetar 25µl da suspensão na primeira área e 25µl na segunda área da lâmina.
-